M&V Artesanatos

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cisternas Rotas

Faz algum tempo que não escrevo, me perdoeem! Tenho me envolvido com meus afazeres domésticos rsrs e trabalhos manuais, fora as responsabilidades da igreja. Então meu tempo fica escasso, mas sempre que posso estou por aqui.

Há algumas semanas atrás, Deus tem colocado ao meu coração o estudo do livro do profeta Jeremias. Tenho lido e estudado, acho um livro de dificil compreensão, como Isaías e Ezequiel. Tem que parar tudo pra ler, entender, meditar. E Deus me deu uma palavra neste livro que gostaria de dividir com vcs. Vou ser o mais breve possível.

A palavra está em Jeremias 2:13 " Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas,cisternas rotas, que não retêm as águas."
Na verdade é esse versículo que quero enfatizar, mas o capítulo todo fala sobre a troca que Israel fez, péssimas escolhas. Quero falar sobre isso: ESCOLHAS.
Jeremias estava com uma mensagem dura vinda de Deus para dar para o povo de Israel. Povo com pensamentos dúbios, sempre em cima do muro...quando as coisas apertavam eles queriam coisas palpáveis, um deus que eles pudessem realmente ver e tocar. Mesmo presenciado muitas manifestações da presença e da glória de Deus e milagres extraordinários, não foram suficiente para que eles O trocassem pelo que agradavam aos olhos. E nesse versículo especificamente, Deus mostra o que o povo estava fazendo, o trocando: o manancial, por Cisternas rotas. ( cisternas (poços): eram cavados em pedra porosa e depois impermeabilizadas com cal e areia para armazenar água. Cisternas rotas: poço rachado...a água perdia seu valor, sua pureza, sua qualidade). Isto quer dizer: trocavam o certo pelo duvidoso. O manancial não se compara as águas armazenadas em "poços" assim.
Ah, mas que povo esse mais ingrato, vc e eu pensamos! Mas quantas vezes agimos assim??!! Quantas vezes investimos em algo que não é da vontade de Deus, quantas vezes deixamos situações por achar que não é conveniente no momento, sendo a vontade de Deus que fiquemos nela, paramos quando é pra avançar, avançamos quando Ele não nos ordenou. Cavamos cisternas rotas... certamente as fendas abriram e isso afetará o interior, o que guardamos nela, contaminará e trará perda.
Mas quando estamos ligadas ao manacial, águas limpas, tranquilas, que jorram sem limites, curam e limpam...sabemos com certeza de onde ela vem.... nos refresca , nos acalma....é natural...sem intromissão humana em seu curso. É claro que cavar cisternas pode parecer mais seguro, pq está aonde queremos que ela fique, a construimos de acordo com nossa conveniência....mas o manancial não, vc tem que ir até ele...sair do seu ' acampamento", da sua segurança e entrar em caminhos as vezes desconhecidos. E não é fácil né queridos??? Nem sempre o que é aparentemente vantajoso, o é realmente. Assim aconteceu com Abraão e Ló na escolha por suas terras.

Em que vc tem investido??? quando falamos em investimento, pensamos logo em dinheiro, mas investir não é só com uso do dinheiro. Vc pode investir sua confiança em alguém que não é pra investir, vc pode estar insistindo em um sonho que não seja a vontade de Deus para aquele momento, vc pode estar namorando alguém que não professa sua fé, Deus disse FICA e vc está indo... São tantos investimentos errados, tantas situações...cuidado!
O povo de Israel, trocou águas puras e limpas, por cisternas rotas.... trocaram o manacial (DEus), por coisas a seus próprios olhos mais vantajoso: " assim não passo falta". Mas o Senhor nos convida a beber desse manacial...águas puras.....não é fácil e nem de qualquer maneira que podemos beber dessa água...pq ela é especial! O caminho pra chegar até essas águas, requer uma coisa: CONFIANÇA. CONFIANÇA EM DEUS.Mas ao encontrá-la jamais terá sede!!
Busque insessantemente por essa fonte, pq com certeza trará cura, refrigério ao seu coração...a sua vida!! Busque....


fiquem na paz
mel


3 comentários:

  1. Oi querida!
    É verdade...muitas vezes fazemos investimentos errados....mas que possamos investir corretamente e chegar na fonte das águas cristalinas que correm do trono da graça.

    O blog tá com carinha nova, ficou legal amigaaaa!!!
    Beijinhos e fica na paz!

    ResponderExcluir
  2. Oi cida, vc gostou???? amooo ficar mudando meu blog rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  3. OLÁ QUERIDA MELISSA,A PAZ DO SENHOR!
    QUE LINDO SEU BLOG,ME ENCANTEI COM SUA DELICADESA.DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMILIA.
    UM GRANDE ABRAÇO,FICA COM JESUS.BEIJOS
    http://rittaoliver.blogspot.com

    ResponderExcluir